segunda-feira, 5 de março de 2012

4: (enfim) o oficial primeiro dia

Claro que como todo primeiro dia de 'colégio' eu dormi mal por estar ansiosa. Quer dizer, eu dormi bem até as 6 da manhã e depois fiquei com medo de perder hora. (isso porque eu tinha que estar na UFSC no máximo 10h).
O celular despertou as 8:30 e eu finalmente pude levantar da cama, tomar uma banho, colocar uma roupa, tomar café e sair... Lá fora o sol brilhava forte, estava quente e o céu estava azul. Um dia considerado lindo para a maioria dos brasileiros (daqueles que gostam do calor). Para mim estava lindo porque era primeiro dia de aula! O ônibus demorou 10min a passar, o que me pareceu uma eternidade!
15 min depois de ter saído de casa estava na UFSC e suava! Parece que o sol lá brilha mais forte do que em qualquer outro lugar da cidade! "Um sol particular para cada um." como ouvi pessoas reclamando pelo corredor do jornal. Mas o shoppinzinho (como é chamado o prédio de jornal lá) estava cheio! E o campus tinha muitos alunos! Com certeza a maior concentração de homens lindos por metro quadrado! hahahahaha
Fui até a secretaria validar umas disciplinas que faltavam, burocracias comuns e necessárias.
Para andar no prédio, eu fiquei com um pouco de medo de pedir informações, todo mundo ia achar que eu era caloura e ir zoar comigo! Fiquei até com vergonha depois que todo mundo me ajudou e deu informações certas e tudo...
A aula começava as 10:10h. Fui feliz assistir Redação para Tv. E chagando lá, adivinhem?? NÃO TEVE AULA! Essa é uma disciplina de primeira fase (como eles denominam período, ou semestre). E os calouros estavam numa aula de 'recepção' no Centro de Eventos.
Esperei para encontrar um peruano que tinha conversado pela internet, e fomos para o RU (aqui ninguém sabe o que é bandejão). Ele me apresentou o Ru, o lugar de comprar tickets e onde fazia carteirinha. Adivinham? ESTAVA LOTADO! Claro! Invés de almoçar eu fui para a fila da carteirinha e quando sai de lá já era quase hora de voltar para aula de novo.
Quando recebi a carteirinha do RU, me entregaram junto um copinho. Achei legal ganhar um copinho, mas não entendi o motivo... Então Carlos (o peruano) me explicou que lá dentro eles não dão copos para que você coloque seu suco. Por isso o copinho!
Depois da imensa fila, eu ainda precisava comprar tickets e almoçar. Mas eu não podia me dar ao luxo de almoçar na hora que o RU estava fechando como normalmente faço, PORQUE EU TINHA AULA!! Então, o Carlos me mostrou um restaurante que tinha comida barata e acabamos almoçando lá. E a comida era MESMO barata! (e foi a primeira coisa que paguei barato nessa cidade!)
Depois do almoço: AULA. Dessa vez foi com o pessoal da segunda fase. Radiojornalismo I. E, morram de inveja queridos coleguinhas: meu professor atende pelo nome de Eduardo Meditsch. E aí a gente começou a aula numa sala que se chama: Redação para rádio. *linda* Computadores em mesas que rodeiam a sala toda, um datashow no teto, uma mesa do professor (com outro PC) em baixo. Mas preciso comentar, nossos computadores são mais novos. hihihihi. O professor se apresentou, mandou que falássemos de nós (as vezes eu tenho vontade de gravar minha história e só apertar o botãozinho para não precisar repetir tantas vezes. mas foi só um pensamento!). Conversa vai e vem, percebi que terei que acompanhar as aulas de Redação para Rádio, porque eles já tem uma boa noção do assunto devido a essa disciplina de primeira fase. E eu? Bom, achei que fosse começar a entender de rádio agora. hahahaha. Mas são só dois créditos, tudo bem, tudo ok! Vou assistir como ouvinte.
O professor me disse que vai mandar alguns textos para que a gente leia toda aula, e precisamos ler Guerra dos Mundos para daqui 1 mês... Pois é, já temos alguns trabalhinhos para o primeiro dia de aula. E foi SÓ o primeiro dia!
Depois fomos para o laboratório de rádio. Aii que emoção! Parecia uma rádio de verdade! *o* O professor colocou alguns documentários para ouvirmos e foi bem legal e interessante. Se bem que teve uma hora que achei que aula nunca fosse ter fim! Bem nesse momento o abençoado deu intervalo.
Após o intervalo foi falar com a gente um ex(lindo)-aluno de jornalismo da UFSC que trabalhou na rádio nacional da China por 4 anos e meio. Foi bem interessante, ele contou sobre o trabalho, sobre a censura na China, sobre as 'aventuras' como estrangeiro... (viu? prestei atenção em tudo!) Ouvimos alguns programas de outros países, como Canadá e Austrália. Conversa vai e vem, descobri porque chamam o prédio de jornal de 'shoppinzinho'. Segundo o professor Eduardo, antes de reformarem o prédio de jornal, eles estudavam num lugar que parecia um 'galpão' (a expressão que ele usou). Depois de reformado, ele ficou todo bonitinho, claro, novo e os alunos entravam e falavam: "Nossa isso aqui tá parecendo um shoppinzinho!" e ficou...
Então, FINALMENTE, a aula acabou e eu pude vir para casa. Voltei a pé e levei 15min pra chegar :))
Ainda estou contente e animada, mesmo tendo conhecido pouca gente, mesmo tendo conhecido pouca coisa. Começo de semestre afinal né, tudo sempre é lindo! hahahaha
Só que esqueci de uma coisa essencial hoje: levar a camera para a UFSC, isso explica a falta de fotos no post.

A história toda:
três

Nenhum comentário:

Postar um comentário