Biblioteca

2012
Livro: 1808
Autor: Laurentino Gomes
Editora: Planeta do Brasil
Páginas: 408
Obs: Eu não gosto de história do Brasil. Mas não se pode negar que é um ótimo livro sobre a história do país. Cansativo, porque é histórico.





Livro: A Guerra dos mundos
Autor: Hebert Geoge Wells
Editora: Alfaguara
Páginas: 240
Obs: Tive que admitir para mim mesma que sou absolutamente fascinada por fcção científica. Li rapidinho, porque a leitura é leve e fácil e porque tava meio na pressão de fazer uma resenha pra faculdade.




Livro: Desculpem a nossa falha
Autor: Fernanda Esteves
Editora: 
Páginas:
Obs: é um livro bem antigo, não achei informações sobre ele na internet e eu tenho só no xerox. Mas enfim, ÓTIMO! Me deu um super gás para continuar lutando pelo meu sonho. Histórias incríveis, é de pirar qualquer estudante de jornalismo.






Livro: O texto na Tv - Manual de Telejornalismo
Autor: Vera Iris Paternoso
Editora: Campus
Páginas: 236
Obs: ótimo para consulta. Não tente ler se você não faz ou deseja fazer jornalismo, vai achar muito chato!







Livro: Telejornalismo
Autor: Ivor Yorker
Editora: Roca
Páginas: 296
Obs: Mais um daqueles de leitura obrigatória para estudantes de jornalismo que almejam a tv. Não tente ler se você não se interessa.





Livro: A Bola no ar - O rádio jornalismo esportivo em São Paulo
Autor: Edileuza Soares
Editora: Summus
Páginas:
Obs: Daquelas leituras da faculdade. Época de descobrir que eu gostaria de trabalhar com esporte. Época de descobrir a paixão pelo rádio.







Livro: Jornalismo Esportivo
Autor: Paulo Vinicius Coelho
Editora: Contexto
Páginas: 120
Obs: Daquela coleção de jornalismo. Sempre bons livros. Obejtivo de vida: ler a maioria deles, ter a maioria deles em casa.







Livro: Midnigth Sun
Autor: Stephanie Meyer
Editora: (não publicado)
Páginas:
Obs: Esse livro vazou na internet e a autora parou de descrever, pelo menos é essa a história que se conta. Essa também não é a capa original, já que o livro não foi publicado. É a história do Crepúsculo contada pelo Edward. Achei incrível, explica muita coisa no livro. Conclui que tudo seria mais interessante se o narrador da saga toda tivesse sido ele. Mesmo assim, acho que muitas versões da mesma história contadas por pessoas diferentes acaba com a nossa capacidade de criação e criatividade. Ou seja, acaba com a literatura. 



Livro: Clarice na Cabeceira
Autor: Clarice Lispector
Editora: Rocco
Páginas: 254
Obs: Um commpilado de vários romances dela. Incrível. O único problema é que no geral são apenas as primeiras páginas do romance, o que me faz querer comprar outros livros dela.





Livro: A menina que não sabia ler
Autor: John Harding
Editora: Leya
Páginas: 288
Obs: Uma historinha, daquelas que começa sem muita pretensão de marcar a sua vida mas que te surpreende muito no final. Daquelas que te deixam pensando e que pode te fazer perder horas a discutir com um amigo sobre o que de fato aconteceu.





Livro: Um dia
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Páginas: 416
Obs: Fui ler o livro porque achei o filme extraordinário. E bom, não preciso dizer que o livro é melhor certo? Foi engraçado, porque como eu havia visto o filme e já sabia o final do livro, comecei a sofrer no meio do livro já. Chorei.






2011
Livro: Precisamos falar sobre o Kevin
Autor: Lionel Shriver
Editora: Intrínseca
Páginas: 464
Obs: Aquele tipo de livro que vai pro seu dia-a-dia. Que você respira a história, que te envolve, que te faz ler compulsivamente. Aquele história que dá medo, que te faz corar, que te faz sorrir, que te inspira. Foi o primeiro e melhor livro que li em 2011



Livro: Formaturas Infernais
Autor: Meg Cabot, Stephenie Meyer, Michele Jaffe, Kim Harrison e Lauren Myracle
Editora: Galere Record
Páginas: 288
Obs: um conto de cada autora. Li em um dia. Achei um pouco... sem graça, sem sal. Talvez tenha ido com muita expectativa, mesmo várias amigas tendo me dito que não era tão bom.



Livro: A garota Eistein
Autor: Philip Sington
Editora: Objetiva
Páginas: 432
Obs: Um romance envolvente. Uma história sobre o desenvolvimento da psiquiatria na Alemanha um pouco antes da expansão nazista. Apesar de não conseguir acompanhar muito os raciocínios sobre as leis da física achei lindo! É indicado para os leitores de romances de plantão e para os práticos e exatos de incorrigíveis.





Livro: Fala Sério Amiga
Autor: Thalita Rebouças
Editora: Rocoo
Páginas: 214
Obs: uma verdadeira história de amizade. Que me fez perceber quantas amigas eu tenho por perto e como eu não vivera se não fosse elas.



Livro: O peso do Silêncio
Autor: Heather Gudenkauf
Editora: Harlequin Books
Páginas: 352
Obs: Puro suspense e uma história de amor à família, cada um ao seu modo.



Livro: Eu sou o ultimo judeu
Autor: Chil Rajchman
Editora: Jorge Zahar
Páginas: 152
Obs: chega a ser desesperador de tão frio o relato em primeira pessoa feito por esse judeu que sobreviveu ao campo de concentração durante a segunda guerra.



Livro: Melancia
Autor: Marian Keys
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 489
Obs: romancezinho passa-tempo e muito divertido! Daquele tipo de livro que você dá risada sozinha involuntariamente enquanto está na sala de espera do dentista



Livro: Eu sou o livreiro de Cabul
Autor: Shahid Muhammad
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 96
Obs: Achei que seria um super livro falando sobre como a jornalista norueguesa foi preconceituosa e tudo. (ps, isso é um livro resposta ao O Livreiro de Cabul) Entretanto achei um pouco fantasioso, ainda assim não tenho uma opinião formada e concreta por não ter condições de julgar costumes nem religiões. Até porque ninguém tem condições de julgar isto.



Livro: Querido John
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Obs: Não consegui julgar esse livro. Talvez pelo fato de já ter ido com o conceito de que se tratava de uma literatura barata e com a implicância que  os críticos tem por Sparks. Ainda assim, o final me surpreendeu e achei até fofo. Mas tanto romance assim me dava vontade de vomitar as vezes.



Livro: Harry Potter e o Cálice de Fogo
Autor: J.K. Rowling
Editora: Rocco
Páginas: 583
Obs: De todos que já tinha lido esse foi o que senti mais diferença do filme até agora. O discurso final de Dumbledore foi incrível, fiquei emocionada. Ah é tão triste quando o Cedrico morre!



Livro: Vovó Delicia
Autor: Ziraldo
Editora: Melhoramentos
Páginas: 79
Obs: livro que dei de presente a minha avó, claro que li antes de dar, para ver se combinava com ele. Fruto de uma Bienal do Rio de Janeiro e algumas horas na fila que valeram a pena para conhecer o Zirado. O livro e as ilustração são fofos, como ele sempre é, claro!



Livro: A distância entre nós
Autor: Thrity Umrigar
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 331
Obs: Mais um dos meus livros sobre a cultura Indiana. Essa minha fascinação por esse lugar e por culturas tão diferente da nossa. Lindo, envolvente e com um história fascinante.



Livro: Almanaque Crepúsculo
Autor: Nicola Bardola
Editora: Leya Brasil
Páginas: 250
Obs: Curiosidades muito interessante, muito bem construído e montado, fotos lindas! Se eu não conhecesse a séria leria ela toda depois de ler esse Almanaque. Muito, muito bom mesmo! Fruto daquelas promoções malucas que a gente só encontra em Bienal. (paguei R$ 5)



Livro: O jogo do anjo
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma de Letras
Páginas: 416
Obs: Li todo enquanto viajava, em pouco mais de uma semana. E percebi que cada vez que leio Zafón sinto que exitem pessoas estranhas me perseguindo, ou barulhos esquisitos na casa escura e em silêncio. Ou seja, o autor escreve de uma forma que me faz entrar no livro e na história, quase como teletransporte. Em uma das madrugadas de leitura parei o capitulo na metade, tive medo, estava muito escuro. Resolvi terminar no dia seguinte.



Livro: Comer, Rezar e Amar
Autor: Elizabeth Gilbert
Editora: Objetiva
Páginas: 399
Obs: Divertido, envolvente e alucinador. Pelo menos para mim (que adoro viajar), foi de fato uma viagem. Senti vontade de estar em cada lugarzinho que ela esteve e conhecer cada pessoa que ela conheceu. Acima de tudo um exemplo de superação recheado de romance na medida certa e muito bom humor




2010

Livro: A arte de escrever bem
Autor: Dad Squarise e Arlete Salvador
Editora: Contexto
Páginas: 106
Obs: cansativo, entretanto muito útil. Principalmente para aqueles que se importam em aplicar bem de forma correta a escrita em português. O tipo de livro indispensável em uma coleção e usado principalmente para consulta.




 Livro: Para sempre
Autor: Alyson Nöel
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Obs: li todo praticamente todo em uma noite. A história é pura ficção e extremamente envolvente.





Livro: A hospedeira
Autor: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Páginas: 560
Obs: cansativo, detalhista e nada envolvente. Achei que a autora viajou demais, entretanto conheço muita gente que leu e gostou muito mais que a série Twiligh.




Livro: O Guardião de Memórias
Autor:  Kim Edwards
Editora: Sextante
Páginas: 386
Obs: História de um casal irmãos gêmeos separados no parto porque a menina nasceu com síndrome de down. A enfermeira que criou a menina trás uma lição de vida com exemplo de dedicação e amor ao próximo.





Livro: Adeus China
Autor: Li Cunxin
Editora: Fundamento
Páginas: 400
Obs: A história de vida de um bailarino chines durante a ditadura do chefe Mao no país. Um exemplo de vida, não apenas para bailarinos, mas para todos aqueles que acreditam em sonhos.




Livro: Rota 66
Autor: Caco Barcelos
Editora: Record
Páginas: 350
Obs: Livro de denuncia, apesar de um pouco cansativo, vale muito a pena. Interessante observar o trabalho de apuração jornalistica.





Livro: Caderno de Anotações - Crepusculo
Autor: Catherine Hardwicke
Editora: Intrínseca
Páginas: 176
Obs: Curiosidades e mais algumas coisas sobre o filme, para pessoas pouco fanáticas e curiosas como a dona desse blog.






Livro: O manifesto do Partido Comunista
Autor: Mark e Engels
Editora: Martin Claret - Bb
Páginas: 141
Obs: sim, foi para a faculdade. E poucas leituras para mim funcionam por obrigação...





Livro: Jornal Nacional - Modo de fazer
Autor: William Bonner
Editora: Globo
Páginas: 248
Obs: só me fez ter certeza absoluta que preciso trabalhar na rua, como repórter. Tem algumas curiosidades interessantes para o publico leigo.





Livro: Uma fada veio me visitar
Autor: Thalita Rebouças
Editora: Rocco
Páginas: 144
Obs: Quando comecei a ler achei que fosse mais uma daquelas histórias previsíveis de adolescentes. Me surpreendi e passei a admirar ainda mais a autora.





Livro: Bullying
Autor:  Ana Beatriz Barbosa Silva
Editora: Fontanar
Páginas: 189
Obs: Passei a ser uma pessoa traumatizada e achar que estava sofrendo Bullying a todo momento. hahahaha, portanto, não leiam! Brincadeira, ótimo livro, tratando de um problema sério e recorrente.




Livro: A breve segunda vida de Bree Tanner
Autor: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Páginas: 192
Obs: Um anexo do livro Eclipse. Li esperando ver lutas, guerra e sangue e a principio fiquei um pouco decepcionada por não ter acontecido. Depois de uns dias ouvi um cometário de uma conhecida: "Não me decepcionei, pois sabia que Stephenie não ia escrever e descrever a guerra, ela escreve romance e não ação." Me contentei e fiquei feliz com o livro.


Livro: A hora da estrela
Autor: Clarice Lispector
Editora: Rocco
Páginas: 88
Obs: não há muito o que ser observado quando se trata de um clássico de Clarice Lispector





Livro: Lua Azul
Autor: Alyson Nöel
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Obs: Continuação de Para Sempre. Não gostei, achei que a autora forçou um terceiro livro.






Livro: Mentes Perigosas
Autor: Ana Beatriz Barbosa Silva
Editora: Fontanar
Páginas: 210
Obs: hora achei que era uma psicopata, hora achei que tinha algumas pessoas perto que eram. Enfim, extremamente envolvente.





Livro: Show do Eu
Autor: Paula Sibilia
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 288
Obs: fiquei fascinada pelo assunto, e resolvi que precisava ler e ter o livro todo em casa. Se trata de uma comunicóloga que estudou e fez uma crítica a sociedade do espetáculo e a espetacularização da  vida pessoal. Um trabalho muito bem feito e bem escrito, entretanto, antes de ler precisa levar em consideração que isso é resultado de uma dissertação de mestrado.

Livro: A prática da Reportagem
Autor: Ricardo Kotsho
Editora: Atica
Páginas: 80
Obs: deve ser lido todas as vezes que eu pensar em desistir de minha profissão. Inspirador.






Livro: As memórias do livro
Autor: Geraldine Brooks
Editora: Ediouro
Páginas: 384
Obs: a história de um livro raro narrada em dois tempos diferentes. Muito bem escrita, apesar de um pouco confusa no começo. Ainda assim, achei o livro um pouco cansativo.



Livro: A vida na porta da geladeira
Autor:  Alice Kirpers
Editora: Wnf Martins Fontes
Páginas: 240
Obs: li em uma noite. Morri de chorar.






Livro: O manual do foca
Autor: Thais Mendonça Jorge
Editora: Contexto
Páginas: 240
Obs: conclui que não se deve ler muitos livros da profissão que escolheu antes de entrar para a faculdade, a maioria deles fica previsível depois de um tempo.






2009
Livro: A Garota Americana
Autor: Meg Cabot
Editora: Record
Páginas: 347
Obs: leitura típica adolescente. Mas a Meg é sempre ótima :)

Livro: O Diário de Débora
Autor: Liliane Prata
Editora: Marco Zero
Páginas: 243
Obs: Achei todas as histórias meio exageradas, nenhum adolescente passa REALMENTE por isso, pelo menos não na realidade que fui criada como adolescente. Mas é divertido e basta para o segmento.

Livro: A última Grande Lição
Autor: Mish Albom
Editora: Sextante
Páginas: 159
Obs: Lindo, lindo, lindo! Simplesmente uma das melhores coisas que li na vida. História real de um homem que acompanha os últimos momentos de vida de uma pessoa especial. ps, preciso de um desses na minha biblioteca pessoal.

Livro: Crepúsculo
Autor: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Páginas: 384
Obs: Uma amiga me apresentou o filme, fui ver e me apaixonei. Comecei a ler o livro no computador e graças ao meu bom pai ganhei no dia seguinte e continuei a ler, terminei no mesmo dia. Virei a noite. Muito mais do que um romance previsível, um livro envolvente e alucinante. Em 2009 foi a segunda vez que o li.

Livro: A Cabana
Autor: Willian P. Young
Editora: Sextante
Páginas: 240
Obs: Li quando o livro ainda não estava na lista mundial dos mais vendidos e apesar de TODO mundo falar que é LINDO, eu particularmente não gostei. Porque não gosto do livro que te passa um lição de moral, é para mim, uma auto-ajuda maquiada.




Livro: A menina que roubava livros
Autor: Makus Zusak
Editora: Intrínseca
Páginas: 499
Obs: Meu livro de cabeceira, em 2009 foi a segunda vez que li. E vou ler mais quantas a vida me permitir. Uma história narrada pela morte é muito mais do que uma simples história da segunda guerra mundial. Uma nova perspectiva, uma nova forma de contar a História.



Livro: Na ponta dos pés
Autor: Ana Botafogo
Editora: Globo
Páginas: 136
Obs: Depois de ler descobri duas coisas: o ballet precisa ser muito mais do que amor, precisa ser no mínimo devoção. Segunda: além de um ótima bailarina Ana Botafogo tem um história de vida de superação e luta.

Livro: Eclipse
Autor: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Páginas: 464
Obs: Lindo e cada vez mais viciante. Quando terminei de ler esse tudo que eu queria era ver (ou ler) o final dessa história logo. Muito melhor do que o segundo. A partir daí passei a contar os dias para o lançamento dos filmes também.

Livro: O vendedor de Sonhos
Autor: Augusto Cury
Editora: Acadêmia de Inteligência
Páginas: 296
Obs: Mais um daqueles livros com a lição de moral e a auto-ajuda maquiada.

Livro: Harry Potter e O prisioneiro de Askabam
Autor: K.J. Rowling
Editora: Rocco
Páginas: 348
Obs: Bem diferente do filme com certeza, mas ótimo, como sempre.

Livro: O menino do dedo verde
Autor: Maurice Druon
Editora: Jose Olympio
Páginas: 160
Obs: Incrível. A inocência de uma criança descrito de forma tão simples e tão genial. Um livro feito para crianças e que fala com adultos. Se não chegar a ser desrespeito, afirmo ser melhor do que O Pequeno Príncipe.

Livro: Amanhecer
Autor: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Páginas: 576
Obs: Depois de dois anos a saga chega ao fim e enquanto eu lia eu não queria acabar, porque terminar esse livro significaria morrer cada personagem ali dentro. Mesmo com tantas críticas eu adorei, muito. É claro, não posso negar que a Stephenie viajou um pouco, mas quem disse que eu busco realidade quando estou envolvida em uma literatura?

Livro: A arte de entrevistar bem
Autor: Thaís Cryama
Editora: Contexto
Páginas: 112
Obs: Técnicas e Técnicas sobre entrevistas. Muito bom para jornalistas.






Livro: De menina para menina
Autor: Inês Stanisiere
Editora:
Páginas:
Obs: li em uma daquelas tardes inúteis e ociosas ao lado de uma amiga especial. Rimos e zuamos muito. Achei bem tosco, mais talvez se estivesse na idade apropriada para o livro teria achado mais interessante, ou não...


Livro: A arte de fazer um jornal diário
Autor: Ricardo Noblat
Editora: Contexto
Páginas: 174
Obs: De um ótimo jornalista, um história sobre a reformulação de um dos jornais mais importantes do país: Jornal Braziliense. Técnicas e mais técinicas

Livro: O menino do pijama listrado
Autor: John Boyne
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 192
Obs: Assista o filme, é melhor que o livro. E eu assisti o filme antes de ler. E parafraseio uma frase que li em uma dessas resenhas: "Uma fábula sobre amizade nos tempos de guerra..."

Livro: Sozinha no mundo
Autor: Marcos Rey
Editora: Ática
Páginas: 128
Obs: a clássica leitura pára-didática do ensino fundamental. Mas um livrinho interessante e fofo.

Livro: A vida é bela
Autor: Dominique Glocheux
Editora: Sextante
Páginas: 128
Obs: um livrinho simpático de bons pensamentos.

Livro: Eu sou o mensageiro
Autor: Markus Zusak
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Obs: bem diferente do estilo do primeiro livro (A menina que roubava livros). Muito divertido, do tipo de riri sozinha ao ler. Leve e profundo.