segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Trabalhos, Trabalhos, Trabalhos

É fim de período, e pior, é fim de ano! Mas eu tinha uma reportagem sobre "A Cultura de Festas na Rural" Incrivelmente eu fiz com calma, sem estar em cima da hora. Até porque vale 4 em P2. E diremos que são 4 pontos importantissimos pra quem não quer fazer optativa semana que vem! Enfim, eu me envolvi com a disciplina como deveria ter feito o periodo toda. Achei que o trabalho ficou razoavel. Mas o mais importante, eu me diverti muito trabalhando nele! Acho que é um bom sinal, afinal de contas isso é tudo que eu farei pelo resto de minha vida certo? Bom, ai está o resultado, espero que vocês se divirtam tanto quanto eu. Beijos!

Vida universitária é muito mais do que estudos.


Longe de casa, perto das Festas

Estudantes da Universidade Rural do Rio nos contam sobre as festas onde “tudo pode.”

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) é tradicionalmente conhecida por estabelecer bases no ensino agropecuário no país. Esse ano a UFRRJ completou o seu centésimo aniversário e vem se desenvolvendo com grande investimento federal e implantação de novos cursos. Uma faculdade aparentemente comum e tradicional. Dentro do Estado a realidade é outra. Quase todo carioca sabe que a tradição da “Rural” (como é popularmente conhecida) são as festas.
A Universidade fica localizada na cidade de Seropédica, no interior do Estado. A aproximadamente 70km do centro da capital, o que corresponde a um trajeto sem engarrafamento de em média 1h15min de carro. Essa enorme distancia, e a dificuldade de chegar até a cidade faz com que a maioria dos alunos se instale em Seropédica e permaneça lá a semana toda. De acordo com os alunos esse é o principal motivo de tantas festas. “A cidade é pequena e tem pouca coisa para fazer. Ficamos aqui a semana toda estudando, longe dos pais e sem ninguém por perto que nos impeça de fazer alguma coisa. As festas é o jeito que arrumamos de nos divertir!” – disse o Diego (eu preciso do sobre nome e idade), ex-estudante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e estudante do primeiro período de Licenciatura em Ciências Agrícolas. A principal característica dessas festas é o “tudo pode” e o “acontece de tudo”. Por isso elas são tão tradicionais e tão conhecidas.
As festas mais esperadas pelos estudantes são: “Barrados no Baile”; “Troca-Troca”; “Festa a Fantasia”; “Chopada de Administração” e “Chopada de Economia”. Falaremos mais sobre a dinâmica dessas festas logo abaixo.


Estudantes se divertem em Festa a Fantasia no Clube Social em Seropédica. A festa aconteceu dia 24/11/2010 e foi a ultima do período. Foi marcada por muita animação, música boa e fantasias criativas.

Estudantes nas Festas

Festas acontecem na maioria das faculdades. Festas na Rural acontecem praticamente toda semana, tudo acontece nas festas, e de tudo acontece nas festas. Kilber Moreira, 19 anos, estudante do segundo período de Comunicação Social nos contou que não ir a uma festa considerada muito tradicional é sinônimo de chegar desatualizado no dia seguinte para as aulas. Segundo ele o único modo de conseguir saber o que aconteceu é ir sondando com um e outro. Tentando variar de curso para curso, porque a visão também muda.
Sabendo de tantas festas, a principal questão que é levantada é: “Mas e os estudos? Não atrapalha?” Segundo a estudante do terceiro período de Ciências Econômicas Tamyris Mendonça de 20 anos, não. “As festas são para nos distrair e não para nos atrapalhar, quando tem que ir para aula às 8h da manhã depois da festa, a gente acorda as 7h e vai!” – ela continua nos contando com mais detalhes sobre as festas.

A pré-festa e o pós-festa

Considerando que a maioria das festas que acontecem na Rural são temáticas, quisemos saber com os estudantes como é a preparação das festas e o que acontece no dia seguinte delas. A Tamyris Mendonça nos respondeu essas questões.

Os alunos comentam e a principal divulgação é o velho boca-a-boca.

“A preparação para a festa começa no momento em que vemos a faixa divulgando-a.” Os alunos comentam e a principal divulgação é o velho boca-a-boca. “No dia da festa, é a única coisa que se comenta. A gente combina em casa que vai todo mundo se encontrar, o que cada um vai levar, e tem sempre aquela amiga que vai te emprestar uma roupa...” A estudante nos contou que a festa começa bem antes do horário, geralmente na casa de alguém. “São os esquentas”. É uma espécie de pré-festa, todo mundo se arruma junto, bebe alguma coisa, faz um lanche. Só depois todos vão para a festa.

As festas têm muita musica, geralmente com dois ambientes. “Os estudantes vão para se divertir, ver gente bonita, conhecer novas pessoas, e depois de um tempo você até reencontra pessoas só em festas. A faculdade é muito grande, não é fácil encontrar com todo mundo toda hora!” – comenta a futura economista.


A estudante de economia em sua casa, se arrumando para a Festa a Fantasia, que aconteceu no ultimo dia 24.

No dia seguinte, aula as 8h da manhã. Tamyris nos contou que a turma dela, no geral, não costuma faltar por conta da festa do dia anterior. Segundo ela o rendimento não é mesmo, eles ficam desatentos, com sono, mas não é algo que chega a atrapalhar a nota no final do semestre. “As vezes, quando sabemos que não vai ter nada de muito importante a gente até acaba faltando, mas não acontece com freqüência” – confessa.

As Festas Tradicionais e as nem tanto

Fizemos um levantamento das principais festas que acontecem na Universidade durante todo o ano. No geral cada festa acontece duas vezes por ano. Existe muitas festas, seria um papel muito difícil listar todas aqui. Tentamos nos concentrar nas mais comentadas entre os estudantes.
• Chopadas – cada curso tem a sua, geralmente acontecem no inicio do período. É a recepção para os calouros. Qualquer um pode ir na Chopada, até mesmo aqueles que são de outro curso.
• Barrados no Baile – Os homens são barrados até as 0h. as mulheres entram as 22h e têm direito a bebida liberada e dançarinos (homens).
• Troca-Troca – onde os homens se vestem de mulher e as mulheres se vestem de homem. O papel na hora da conquista também fica invertido.
• Festa a Fantasia – todos vão fantasiados. Existe um concurso da fantasia mais sexy e da melhor.
• Festa Pijama – todos vão vestidos como se fossem dormir
• Festa Hot – acontece a mesma coisa que na Barrados no Baile, mas com homens os homens não são barrados as 22h.
• Embalo na Viola – festa caracterizada por tocar apenas ritmos sertanejos e com musica ao vivo.

Um comentário:

  1. Nunca imaginei as festas da Rural de uma forma tão “didática”. rs E às vezes, os esquentas são tão bons quanto as próprias festas, hãn. Ficou bastante explicativo, espero que Venâncio tenha gostado de ler tanto quanto eu. Honrado por ter servido de fonte. X)

    ResponderExcluir