quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

pro-tes-tar

Na sexta-feira 31 de janeiro os policiais militares baianos decretaram greve. E desde a madrugada do dia 1° de fevereiro os manifestantes ocupam a sede da Assembléia Legislativa. Eles lutam por salários melhores e direitos trabalhistas. (oh que novidade para uma greve em!).
Houveram várias ações de roubo, furtos e homicídios na cidade. E claro, que essas foram atribuídas as grevistas. (está sendo investigado).
A cidade vem sofrendo um verdadeiro caus, eventos, shows, volta a aulas, tudo cancelado.
Para reforçar a segurança, o Estado pediu ajuda ao Governo Federal, que deslocou militares de todo o país para tentar conter o caus. Comerciantes e turistas ficam desesperados com a proximidade do Carnaval, claro. Porque Salvador é o"país do Carnaval".
A polícia militar está negociando com o governo estadual a alguns dias e nada de uma proposta aceitável para ambos os lados. E o caus continua.



fontes: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=174878&id_secao=1
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5600534-EI5030,00-Greve+MPF+abre+inquerito+para+apurar+acoes+de+seguranca+na+BA.html

Mas, pensando bem, eu até gosto do caus. Eu gosto dessa briga e desse protesto. E eu até já comentei algumas coisas sobre isso uma vez, sobre Brasília. Isso é o que TODO brasileiro deveria fazer quando estiver insatisfeito com alguma coisa: protestar
E eu fui procurar no dicionário o significado da palavra protesto:


protestar (pro-tes-tarv.t. 

e v.i. Insurgir-se contra alguma coisa; reclamar; dar demonstrações de repulsa ou revolta contra alguma coisa. Comprometer-se solenemente a; afirmar solenemente, prometer. Professar. Declarar que se tem uma coisa por ilegal. Fazer o protesto de um título comercial por falta de pagamento.


RECLAMAR. e ir até o fim com tal reclamação. Não vou (e nem quero) entrar  no âmbito dos saques e homicídios. Até porque nada foi provado até agora. 
E claro que está obvio que foram os policiais. O que quero deixar claro é que é possível sim lutar pelo que acredita, basta cobrar de quem te prometeu o que você não pode fazer. Basta se ligar um pouquinho no que está acontecendo em seu país e lutar por melhoras, com a mesma intensidade que você luta por um bom empregou ou pela reforma de sua casa. 
Esses policias, que se mantem em greve a uma semana, são exemplo a todos os cidadãos desse país. Porque eles estão lutando pelo que lhes é conveniente, com perseverança e confiança. 

Imagem comigo se TODOS (ou pelos menos a maioria) dos professores entrassem em greve no país por salários melhores e não voltasse enquanto não conseguisse o reajuste que querem. As crianças de mais da metade do país estariam sem aula, pelas ruas e isso com certeza também causaria um grande transtorno. E foi apenas um exemplo bobo, sobre o ato de protestar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário