segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A Jaula de Humanos



Leticia e Mari Mendes em minha casa. O plano de sábado era ir ao Shopping Via Parque, encontrar a Taís lá, visitar a Casa de Vidro do Big Brother Brasil 11. E fomos. Enfrentamos um calor (a)normal do verão carioca de ônibus. E logo que chegamos na Avenida Ayrton Senna, onde se encontra o shopping já pudemos perceber o tamanho do tumulto que aquela "Casa de Vidro" estava causando. Na entrada a fila de carros estava grande, e isso causava um pequeno congestionamento que se refletia no transito da avenida. Ao entrar no shopping não foi muito dificil encontrar o lugar procurado. Tanto pelo shopping não ser muito grande, quanto por a maioria das pessoas estarem se encaminhado para lá. E quando avistamos a casa foi a decepção: "Achei que isso fosse bem maior!". É isso que a mídia nos mostra sempre certo? A Grandeza!



E ao observar todas aquelas pessoas gritando:"Michelle, eu te amo!" comecei a me perguntar o que fazia com que elas amassem alguém que mal conhecem, e que a principio não tem nenhum talento em especial. E bom, dai vocês já podem perceber onde isso foi parar, é o instinto jornalisco onde quer que eu esteja. Na mesma hora eu e Leticia tivemos uma ideia: "Isso tem tudo a ver com o Necom! Vamos fazer pesquisa de campo (no campo!)" E a partir dai eu nao me importei muito com os Brothers, afinal eu assisto o programa nas terças feiras só para ouvir o (lindo) texto do Bial!



Começamos a programar as perguntas e até pensamos que seria legal tentar uma entrevista com um dos Brothers. Ou com o Vinicius Valverde. Só que jornalista não gosta de entrevista certo? Conseguimos conversar com uma moça da produção, Isabela.
Ela nos contou que não se precisa fazer muito coisa para as pessoas irem até o shopping. É só colcoar a casa lá e todo mundo vai, que as espctativas sempre são atingidas... Ah gente, fala sério! Brasileiro é mesmo alienado né? Pensem, os Brothers estão dentro de uma "jaula" de luxo, e as pessoas passam em frente a ela como num zoologico para ver animais, e todo mundo acha um máximo! E eu não vou ser hipócrita, eu também acho, eu fui lá ver. Claro que muito mais por curiosidade do que por amor as pessoas que estavam lá como animais. E refletindo um pouco mais, amor? Bem banalizada essa palavra, afinal de contas será que é possivel amar alguém que você não conhece? Que nem sabe da sua existencia? Talvez um pouco de exagera chamar de amor certo?



Entramos na fila, para passar em frente a "jaula" e ver o animais de perto. E na fila começamos a questionar umas meninas de 13 anos, sobre o amor que elas sentem pelo... Igor o nome dele? E elas super defendendo sabe? "Ah porque ele é sincero, ele foi injustiçado ao sair! Eu amo o Igor como uma relação de fã, ídolo sabe?" E eu: "Você acredita que é possivel ser 'você mesmo' em frente as cameras?" E ela: Não. Tem que jogar um pouco também né, por isso que eu gosto tanto do Igor, ele é tão sincero!" E eu continuo a me questionar depois de já ter entrevistado a garota: Como ele pode ser sincero e estar jogando? Ela não acabou de me dizer que não é possivel ser você mesmo diante das cameras? E essa coisa de ídolo? Meu Deus! O que ele faz para que ele se torne um ídolo? Qual é o talento dele?



Passar em frente a jaula é de fato muito interessante, os Brothers lá sorrindo, pulando, fazendo gracinhas, como verdadeiros macacos pedindo banana no Zoológico. A diferença é que eles pedem votos. "Me deixe voltar para A Casa!"


Casamos, eu, Leticia, Mariana, Taís. Fomos almoçar. E quando eu chego na Praça de Alimentação recebo o telefonema de minha mae: "Onde você tá? o Vinicius Valverde está aqui na minha frente, na fila pro almoço!" E lá fomos nós quatro, correndo para o outro lado da Praça de Alimentação com a minha mae. E dai aquela indecisão, ou a gente pode a foto, ou a gente pede as perguntas... A FOTO! Afinal de contas ninguém é de ferro! hahahahahaha.



E depois lá no meio da praça de alimentação encontramos a familia da Michelle. E ai sim resolvemos ser profissionais, fomos lá fazer as perguntas. "Você acha que sua filha está sendo a mesma pessoa lá dentro?" E a mãe: "Ela está sendo exatamente a mesma! Pena que ninguém ainda entendeu ela!" e eu: O que é mais importante? o dinheiro ou o auto reconhecimento, ou o reconhecimento das pessoas?" E o pai: "O dinheiro é importante, mas a midia muda muito a vida das pessoas também, quem não gosta de ser reconhecido?"
Pronto, a gente não precisa comtar mais nada depois disso né?

Vamos almoçar, eu estou morta e cansei de trabalho por hoje! Tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário