segunda-feira, 17 de agosto de 2015

o primeiro passo: a decisão

Hoje vou começar falando sobre como escolhemos ir para Disney e de que forma vamos fazer a viagem. Se você não tem ideia do que eu tô falando, leia aqui.

Nós queríamos fazer uma viagem para Europa em um primeiro momento. Claro que a Disney era um sonho, mas por inúmeros motivos a Europa entrou primeiro na preferencia da família. Comecei a pesquisar no final do ano passado. E nesse momento sempre surge a dúvida: agência de viagem? Pacote fechado? Faço tudo por conta? E se der errado? O que é melhor? O que é mais barato? E desculpe, mas a resposta é depende! 

Minha família sempre viajou por conta e sem muitos planos, gostamos da falta de programação, do motivo para a oportunidade, de conhecer algo que não estávamos esperando. Então, em um primeiro momento claro que fazer tudo por conta parece o mais sensato. Mas como eu disse, nós nunca viajamos para fora os três. E a pouca experiência que tenho sozinha é em hostels baratos e sujos da Europa. Por isso, claro que por desencargo de consciência consultei grandes agências de viagem com pacotes em grupos (Tipo CVC) e consultei uma agencia indicação de uma amiga da minha mãe para cotação de preços. Fui muito bem atendida e você pode saber mais sobre a agência aqui. Agora se você não quer se dar o trabalho de precisar organizar por conta própria a viagem, os grupos de agências podem funcionar muito bem. Valores mais em conta e toda a programação pronta. Essa é uma segurança para quem morre de medo de chegar em um lugar que não conhece e se arriscar a conhecer sozinho. Mas como eu falei a preferencia da família é sempre fazer o famoso by myself. Mas claro que pesquisando todas as opções possíveis, porque vai que aparece alguma coisa boa bonita e barata no meio do caminho né?

No caso da Europa começamos com passagens. Já sabíamos mais ou menos a época que seriam as férias e fomos pesquisando preço. Só que para o desespero geral da nação as passagens estavam caras DEMAIS. Os hotéis eu nem comecei a cogitar com meus pais. Então teve um stress e desistimos de viajar. 
Só que para a alegria geral do mundo eu sou uma pessoa viciada em passagens aéreas. Fico buscando a toa, só para ter noção de preço e essas coisas. O meu principal local de busca é o Decolar.com. Não que eu compre sempre por lá, mas dá uma facilitada imensa! Melhor do que ficar olhando companhia por companhia na hora de comprar passagens. E foi de lá que veio minha reserva! Eu encontrei esse pacote para a Disney pesquisando a toa no Decolar e pirei. A principio houve um pouco de resistência do meu pai, mas ele enfim cedeu e mandou eu comprar "essa merda" (e quem conhece o meu dad consegue "ouvir" ele falando isso com certeza). E dai compramos, meio na loucura, meio no susto. Isso foi mais ou menos em março. Conseguimos uma tarifa de 2 mil reais por pessoa com um voo da Azul que faz Viracopos (Campinas) - Orlando direto + hotel + seguro viagem. 
A dica do momento é dar uma abstraída da saída da cidade que você mora (principalmente se você morar no Rio). Porque as tarifas podem ser muito mais altas. A diferença entre sair do Rio e sair de Campinas foi de quase mil reais por pessoa! E uma passagem Rio-Campinas de avião não passa de 500 reais (pagando muito caro) ida e volta com taxas! Por isso a palavra chave é: pesquise! 

No nosso caso Campinas é um lugar super fácil, porque podemos ir de carro e passar uns dias antes da viagem. Mas mesmo que fosse São Paulo, ou sei lá, Curitiba, valia a pena a pesquisa de um voo por fora. Com os três conseguimos economizar quase 3 mil reais com um viagem que vamos gastar uns 300 de carro pra ir e voltar. 


Se eu tivesse que dar um passo a passo sobre como planejar uma viagem, eu começaria com o básico: 
1- você já sabe quando será a viagem (se tiver condições escolha fora do período de férias escolares e longe de feriados - não se esqueça de checar o período de férias escolares no país que você vai também!)
2- esteja aberto a uma segunda e uma terceira opção. Os valores podem te surpreender e nesse caso a oportunidade faz a escolha
3- faça pesquisas com a saída em outros aeroportos em cidades relativamente perto da sua.
4- e o principal: pesquise, pesquise muito! Eu sugiro uma antecedência de uns 10 meses, 12 no máximo. Antes disso, guarde dinheiro e não tome nenhuma decisão. As coisas mudam muito em um ano e os valores também!

Amanhã vou contar sobre o tabu da documentação (passaportes e visto americano!). Pre-pa-ra o coração!

Para ver todos os posts clique aqui

Se tiver dúvidas, sugestões ou comentários, fique a vontade! Espero que estejam gostando! 
C: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário