sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Desafio dos 50 dias, o primeiro capítulo de um semestre.

Lançou uma modinha no Facebook desde o final do ano passado: Desafio dos 50 dias. São 50 fotos, de temas e assuntos diversos. A primeira vista parece mais uma daquelas correntes inúteis que rolam pela rede. Mas, se pararmos e lermos com calma, sutilmente, cada um dos 50 desafios propostos, percebemos que passa a ser uma reflexão sobre si mesmo. Eu, por exemplo, nunca tinha pensando em qual é o meu momento preferido na história, e esse é só o segundo dia! Além disso, passa até ser uma brincadeira divertida, você fica lá, ansiosa esperando o que seu amiguinho vai colocar no dia 28.
Claro que 50 dias é MUITA coisa, e chega um momento em que você acha que não vai acabar nunca! Mesmo assim, você insiste, afinal quem não gosta de um desafio? :p
Enfim, hoje é o dia 32 (é, tá acabando *=*) e a postagem foi: 

Dia 32: Uma foto que represente o ano atual
Viagens e mudanças

E nada melhor num dia como esse para contar sobre o primeiro capítulo de um semestre chamado Mobilidade Acadêmica
De acordo com os correios, meus documentos chegaram na UFSC dia 05/12/2011. E eu estava tranquila, esperando uma tal de carta de aceite. Quer dizer, tranquila não né, eu estava mandando em médio 20 e-mails por dia procurando um lugar para morar. E no dia 10/01/2012 (mais de um mês depois) nada ainda da carta. De acordo com a Rural, era só esperar, mas nesse momento do mês eu já estava bem preocupada com isso. Comecei a fazer contato com TODAS as pessoas possíveis, na Rural, na UFSC, e em qualquer outro lugar que poderia me dar uma posição. Lá na UFSC ninguém sabia dos meus documentos, ninguém sabia que eu existia. Lá na Rural meu quiosque (onde se faz a pré-matrícula) estava fechado. Fiquei, no mínimo desesperada. Lá pelo dia 15/01/2012 coloquei o meu joelho o chão e fui falar com Deus, joguei a real com ele sabe? A minha oração foi mais ou menos assim:
"Deus, no final do ano passado, quando me ligaram e disseram que poderia ir para Florianópolis eu tive certeza que era da sua vontade, por que é assim que as coisas acontecem. Então, eu tô fazendo o possível sabe? Tô correndo atrás, mandando e-mail, perguntando, enchendo o saco das pessoas o dia todo! Eu já até falei com a coordenadora de jornalismo da UFSC Deus! A Partir daqui deixo o senhor encarregado pelo impossível, porque é sua especialidade afinal.(...)"
E, sério, no dia seguinte apareceu um anjo. Ele trabalha a 300km do campus que vou estudar, mas começou a se importar comigo. Passamos a trocar e-mail e na terça-feira, 24/01/2012, ele achou, por um milagre, o número do meu processo na UFSC. Gente, entendam, um monte de gente já tinha procurado esse número e só ele achou! Enfim, portando esse número descobriram quem eu era e minha carta de aceite chegou. 
FOI COMO TER RECEBIDO A REPOSTA DA MOBILIDADE ACADÊMICA DE NOVO!
Ainda assim, todos os dias eu tenho colocado meu joelho no chão antes de dormir, e pedido para que Deus continue tomando frente desse momento da minha vida, porque tenho certeza que foi Ele que me mandou para Florianópolis. 
Claro que eu tive vontade de matar todos os funcionários públicos do país, claro que eu tive vontade de jogar uma bomba em todas as instituições federais do Brasil.
Estudar em uma instituição publica é um presente para qualquer pessoa. Mas é uma dor de cabeça contante em relação a qualquer tipo de processo aberto, qualquer tipo de ajuda de custo, qualquer tipo de documentação, qualquer tipo de programa a participar. 
Ainda assim, é um constante aprendizado e preparação para a vida, você aprende que se você QUER mesmo alguma coisa, precisa correr atrás dela e não esperar um funcionário resolver isso para você.
E agora, a missão é achar um lugar para morar!

ps. detesto ficar contanto histórias sobre Deus, sempre parece que estou induzindo as pessoas a acreditarem em uma coisa que elas tem livre-arbítrio para escolher. Ainda assim, eu PRECISAVA contar um milagre, eu precisava contar ao mundo como o Meu Deus é PERFEITO. 


3 comentários:

  1. OI FLOR, ADOREI O BLOG =)
    Já estou seguindo, segue de volta?
    A tem sorteio no meu blog, para ganhar uma blusa linda, participa!
    http://www.loucurasdeumaadolescente.com/2012/02/whatever-lola-wants-sorteio.html

    BEIJÃOO =)

    ResponderExcluir
  2. Mariiiiiiiii, li o post hoje e acredite eu chorei!
    Muito legal ver vc crescendo, amadurecendo, indo embora assim na cara e na coragem, e acima de tudo, claro, colocando nas mãos de Deus.
    Óbvio, sou uma pessoa suspeita pra falar disso né.. mas é impressionante mesmo, e não é pq eu sou cristã, enfim.. mas porque realmente Deus se mostra presente em tds a coisas. Nos falta confiança, nos falta fé!
    É amiga, acima de tudo nos falta parar um tempo pra contar pra ele o que está acontecendo e pedir ajuda. É o que Ele mais quer de nós, essa amizade, esse relacionamento. Não precisamos decorar orações, falar palavras bonitas. Ele aceita nós da forma como somos, e da maneira que estamos.
    Acredite Deus, é o mais interessado em te ver feliz, em ver seu sucesso profissional!!!
    Ele te deu esse presente pq Ele sabe que vc seria capaz de grandes conquistas, de grande crescimento, porque vc merece, e acima de TUDO.. PQ ERA UM PLANO DELE PARA A SUA VIDA!

    Pra finalizar, tem um versículo na Bíblia, que eu gosto muito, talvez um dos meus preferidos, uma vez que eu amo tds, heheh e diz o seguinte:

    "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro."
    Jeremias 29:11

    Eu amo vc, e estou (mesmo longe) junto nessa etapa da sua vida. Minha irmã de coração!

    beijos, com carinho!

    ResponderExcluir
  3. oooooooi ^^
    amei amei , seu blog super fofo.
    amei o post'
    #Bezos Rawr -----> Bikoti.blogspot.com

    ResponderExcluir